[POSSÍVEL SOLUÇÃO] - Desconexões no PC
Salve pessoal,
Assim como a grande maioria da comunidade brasileira, eu também estava enfrentando esses mesmos problemas de desconexão insuportável que a maioria daqui está careca de saber. Não conseguia sequer entrar no UT, e quando entrava era uma eternidade para navegar nos menus e uma raridade terminar uma partida sem levar um disconnect sequer, e isso já tinha semanas. Ontem (02/03/24) descobri um procedimento que o realizei em minha máquina, e isso resolveu meu problema, o jogo desde então não caiu mais. Até o momento estou conseguindo navegar pelos menus do game e jogar qualquer partida numa boa, até mesmo o UT está entrando de primeira sem cair (já testei várias vezes).
Vou compartilhar com vocês o que eu fiz e resolveu pra mim, espero muito contribuir e que possa resolver o problema de vocês também.
*** Lembrando que esse método foi realizado através de PC ***
1 - Antes de tudo tenha certeza de que o problema não está em sua internet. Faça o teste de conexão que pontua sua qualidade de conexão com os servidores da EA: https://help.ea.com/br/ea-connection-quality-report/
2 - Abra o Gerenciador de Dispositivos da sua máquina (WIN + X) e certifique de que seu adaptador de rede esteja configurado para receber a maior velocidade de banda possível.
Gerenciador de Dispositivos > Adaptadores de rede > Realtek PCIe GbE Familly Controller > botão direito > Propriedades
2.1 - Na guia Avançado, deixe Velocidade & Duplex definido como 1.0 Gbps Full Duplex (se sua placa for Gigabit), e WOL & Desligar Velocidade Ligação para 100 Mbps Primeiro, dê OK e feche.
3 - Faça o teste de Bufferbloat e medição de velocidade da sua internet através do site da Waveform: https://www.waveform.com/tools/bufferbloat
A partir desse teste descobriremos se a latência da nossa conexão está boa ou não.
NOTA: No meu caso a latência de Download e Upload está em 0 ms, porém antes variava entre 30 ~ 85 ms, o que resultava nas quedas de conexão frequentes dentro do game.
Outro detalhe é que minha internet é de 500MB, mas deixei limitado e dedicado ao meu PC apenas 300MB para chegar nesse resultado.
4 - Como melhorar a latência da conexão?
Iremos fazer isso de 03 formas, a primeira precisamos ter acesso ao nosso roteador e habilitar o modo QoS, que é uma tecnologia que faz o gerenciamento de banda por dispositivos em sua rede e determina qual(ais) terá(ão) prioridade, a segunda através das políticas do nosso PC e a terceira através do app da CloudFlare.
Como cada um possui um roteador de modelo diferente em casa, não tem como eu lhes informar um passo-a-passo de como habilitar essa função, pois os menus mudam de roteador para roteador. Recomendo pesquisarem se o seu roteador suporta essa tecnologia e como habilitá-la.
Para fins didáticos vou ilustrar abaixo como fiz no meu, um TP-Link Archer C6 v4.
4.1 - Acessar seu roteador e habilitar o modo QoS. Escolha/defina um limite em Download e Upload de acordo com o que sua internet suporta. Volte no site da https://www.waveform.com/tools/bufferbloat e cheque sua latência novamente. Faça testes, quanto mais próximo possível de 0 ms chegar é melhor.
4.2 - Se seu roteador não possui QoS, siga a partir daqui, abra o Editor de Política de Grupo Local da sua máquina: WIN + R (executar) > digita gpedit.msc > Enter.
Em Configuração do Computador, expanda Configurações do Windows, clique c/ botão direito em QoS baseada em política, abra Configurações Avançadas de QoS ...
Na guia Tráfego TCP de Entrada, marque a caixa Especificar o nível de taxa de transferência TCP de entrada:, selecione a opção Nível 0 (taxa de transferência mínima), dê OK.
4.2.1 - Configurações do Computador > Modelos Administrativos > Rede > Agendador de pacotes QoS.
Em Limitar largura de banda reservável, dê 2x cliques e deixe Desabilitado.
Em Limitar pacotes pendentes, iremos deixá-lo Habilitado, mas antes precisaremos descobrir o valor de MTU ideal para sua rede e poder inserir o valor correto. Esse valor deve estar alinhado com o que estiver configurado no seu roteador, vejam como encontrar no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=NflUIX-cQas
4.3 - Após realizarmos todos esses passos, vamos definir em nosso roteador o DNS primário como 1.1.1.1 (CloudFlare) e certificar de que o MTU esteja batendo com o valor inserido em "Limitar pacotes pendentes" no passo acima.
4.3.1 - Acessar o site da CloudFlare (https://1.1.1.1/ ), baixar e instalar o app deles de acordo com seu sistema operacional.
4.3.2 - Reinicie sua máquina. Verifique se o CloudFlare WARP iniciou junto com seu sistema nos ícones da Barra de Tarefas, senão inicie-o, abra ele e clique em WARP. Se tudo der certo, irá aparecer a mensagem "Conectado. Sua Internet é particular".
5 - Abra seu EA App, no canto superior esquerdo clique nas 3 linhas, vá em Ajuda (H) > Recuperação de arquivo (C). Faça a limpeza de Cache.
6 - Agora só abrir o jogo e tentar jogar. 😎
Caso não tenha surtido efeito, recomendo voltar no passo 3 e verificar sua conexão novamente, dificilmente dará certo se a latência estiver muito alta, ou então, aguardarmos uma posição oficial da EA.
Espero ter ajudado,
Abraço!