Problema de conexão e controle não funcionando online (Comando Fantasma)
Obs. Apenas a fim de facilitar a leitura, o que eu deixei em outra cor (verde), são os comentários que podem trazer mais clareza sobre o ponto, os quais já estão entre parênteses, mas acredito que poderá ajudar a ser mais didático dessa forma.
Estou tendo problema com este jogo na versão para PC (EA Play).
Tento jogar em um Acer Nitro 5 AN515-57-585H, o qual acrescentei mais um pente de memória, por ele vir com apenas 8Gb (coloquei mais 1 de 16Gb), o qual possui ainda Placa de Vídeo de 4Gb GTX 1650 e um processador i5-11400H de 2.70GHz.
Comprei o jogo logo em seu lançamento, entretanto, apenas pude aproveitar do jogo por poucos meses (cerca 2~3 meses apenas), pois desde então, tenho enfrentado problemas com os comandos direcionais dos jogadores nos modos online.
Os jogadores simplesmente não obedecem meus comandos. Para ilustrar, é só imaginar que você quer que o jogador ande para a direita, por exemplo, e ele fica parado, sem funcionar os comandos direcionais, ou, talvez, fique andando sozinho para um canto aleatório do campo, sem que eu consiga "destravar" esse comando para que o jogador vá para o lado que eu desejo.
(Possuo vídeo gravado da tela com esse problema, entretanto, por não saber corretamente como funciona as diretrizes para postá-lo aqui, deixo para postar o link/vídeo em outro momento, caso seja possível.)
Vou descrever o processo que tentei para resolver este problema (inclusive com a ajuda do suporte por chat, o qual me recomendou criar este tópico):
- Pelo jogador estar "puxando" para um lado/ficar parado, achei que o problema fosse no controle DualShock 4 que utilizava (tentei tanto o da 1ª geração, quanto o da 2ª geração, ambos originais). Por achar que o problema seria o controle, fiz a troca por controles que funcionavam perfeitamente em outros jogos/console;
- Posteriormente, acreditei que o problema poderia estar apenas no cabo de transmissão, tendo, portanto, trocado o cabo e até mesmo a conexão do controle com o notebook (Tanto por cabo, quanto por bluetooth);
- Por não funcionar, achei que pudesse ser problema de incompatibilidade do controle DualShock 4 com o Windows 11, e, para tentar sanar este problema, instalei emuladores de controle para o Windows, o qual também não resolveu meu problema (a solução do emulador foi tanto passada por uma atendente do Chat, quanto por verificar em outros tópicos deste mesmo jogo/versão que solucionariam este problema);
- Por ainda achar que poderia ser problema de incompatibilidade de driver, cheguei a formatar o Notebook, para que pudesse ter os drivers "limpos" no PC, para que assim tentasse novamente, por exclusão, o que poderia estar errado, o que também não funcionou;
- Depois de formatar, e o problema persistir, desinstalei o driver atual e instalei uma versão anterior, pois poderia ser algum problema com a nova versão do driver da Placa de Vídeo (através do DDU (exclusão completa do driver da placa de vídeo)), mas também não deu certo;
- Já louco com toda essa lida, e sem qualquer sinal de solução, continuando esse "comando fantasma", ativei os dois controles que aparecem na tela durante as partidas (Imagem de Comando), para tentar ver o que poderia estar ocorrendo, e com isto, percebi que embora o controle local reconhece meus comandos iguais aos que eu fazia no controle, o controle que representa a resposta online estava imóvel, sem realizar qualquer um dos comandos que eu fizesse no controle local (segue imagem anexa para demonstrar);
- Com esta nova informação, acreditei que o problema estava em minha internet, tendo em vista que quando houve a âmbito nacional, problemas de conexão para alguns usuários de algumas operadoras específicas, eu estava dentro este grupo que não conseguia jogar, apenas mudando o DNS do PC que conseguia conectar no Ultimate Team, e com isso, troquei a internet, tendo uma latência consideravelmente baixa e uma velocidade também considerável (outro anexo (Teste realizado pelo teste da Okla na internet)), mas infelizmente, não houve qualquer tipo de melhora no problema do "controle puxando";
- Após verificar que não era problema de hardware, e que os softwares diretos estavam todos corretos, comecei a verificar e excluir os programas terceiros que utilizava concomitantemente com o EAFC 24, e acreditei que o problema ocorria quando eu me encontrava dentro de alguma sala de algum servidor do programa Discord, entretanto, posteriormente descobri que não era preciso estar em sala, e achei que ele estar aberto seria o problema, mas mesmo o fechando, e posteriormente, desinstalando o Discord (ou até mesmo usando pelo navegador), o problema do "comando fantasma" persistia;
- Continuei vendo todos os programas terceiros que rodavam junto/estavam instalados, chegando ao ponto de reformatar o notebook e deixar apenas os drivers e o EA Play/EA FC 24 instalado, sem qualquer outro programa que pudesse interferir, mas isto não foi suficiente para solucionar o problema;
- Tentei toda essa questão de driver/software novamente, entretanto, utilizando uma partição que apenas contia o EAFC 24 nela, mas também não foi satisfatório;
- Já tentei mudar a configuração do Windows, Nvidia e até mesmo o do EAFC 24, mas nada adiantou para solucionar o problema.
Depois de olhar diversos fóruns (tanto no próprio site/oficial do Answer da EA quanto através de outros sites referentes a programas/jogos (como por exemplo os fóruns da Steam)), entrei em contato com o Chat do suporte técnico, o qual me aconselhou a criar este tópico para que o "Gerente de Comunidade" pudesse dar algum auxílio/que a demanda da análise do meu caso fosse olhada com urgência, tendo em vista que não consigo jogar online já há mais de 3 meses, perdendo XP de passe (Amistosos), e recompensas semanais do Rivals e Weekend League, os quais, nem sei se haverá algum tipo de compensação por todo o estresse.
Ainda, importante ressaltar que logo mais esta versão estará desatualizada (pois será lançada a nova versão, correspondente ao ano de 2025), e eu ainda vou continuar com problema para acessar e jogar online?
Apenas para auxiliar aqueles que tiverem alguma sugestão/auxiliem a resolver esse problema, além do que já comentei acima do que realizei, seguem os procedimentos "padrões" além dos citados anteriormente:
- Tópico sobre "Ao jogar online, há um enorme atraso quando eu pressionar o controlador", pg. 30 ;
- Tópico sobre "Ao jogar online, há um enorme atraso quando eu pressionar o controlador", pg. 22 ;
- Abertura de portas no modem, pois poderia ser problema de conexão.
Eu realmente não sei mais o que fazer, então aqui está o problema, e sigo confiando que alguém poderá trazer alguma solução.
Peço desculpas pelo texto enorme, entretanto tentei deixar com todas as informações possíveis.
Atenciosamente,
Nyckolas Diniz.