Forum Discussion

ziki8790's avatar
ziki8790
Seasoned Newcomer
2 months ago

EA Sports FC - sugestões para o modo carrreira Jogador

EA SPORTS FC – Sugestões para o Modo Carreira

Sou jogador da franquia há muitos anos. Joguei FIFA 18, FIFA 19, EA SPORTS FC 24, FC 25 e FC 26. Não estou escrevendo isso como uma crítica sem experiência, mas como alguém que acompanha futebol, joga Modo Carreira há anos e gosta da franquia.

Primeiro, quero dizer que entendo a importância do Ultimate Team para a EA. Sei que é o modo que gera mais receita e precisa receber atualizações constantes. Porém, o Modo Carreira também possui uma comunidade enorme e merece evoluir na mesma proporção.

Tenho a sensação de que alguns recursos presentes em FIFA 18 e FIFA 19 foram removidos em vez de evoluírem. Em alguns aspectos, esses jogos antigos oferecem uma experiência mais imersiva do que os FC atuais.

Mercado de transferências

O sistema de transferências precisa ser muito mais inteligente.

Hoje acontecem situações que quebram totalmente a imersão, como clubes pequenos ou de divisões inferiores contratando jogadores avaliados em mais de €100 milhões, recebendo altos salários e atuando em gigantes europeus.

A IA deveria analisar:

- Reputação do clube.

- Poder financeiro.

- Salário do jogador.

- Valor de mercado.

- Competições disputadas.

- Idade.

- Projeto esportivo.

Também gostaria de ver meu próprio clube sendo mais ativo no mercado. Muitas temporadas passam sem praticamente nenhuma contratação ou venda importante.

Carreira de jogador

Gostaria que os clubes demonstrassem interesse real pelo atleta.

Quero receber propostas espontaneamente, ser colocado na lista de transferências, ser emprestado quando não fizer parte dos planos e até ser informado de que o clube pretende me vender.

Também seria interessante negociar contratos com mais profundidade:

- Salário.

- Tempo de contrato.

- Bônus.

- Multa rescisória.

- Luvas.

Relação com o treinador

O sistema de confiança do treinador precisa ser reformulado.

Hoje um jogador pode fazer uma temporada perfeita, marcar muitos gols, dar assistências, tirar nota 10 em praticamente todos os jogos e ainda perder a posição por causa de uma pequena lesão ou por não cumprir objetivos específicos.

O desempenho dentro de campo deveria ser o principal fator para definir quem é titular.

Prêmios individuais

A Bola de Ouro precisa ser baseada em desempenho e não principalmente no Overall.

Ela deveria considerar:

- Gols.

- Assistências.

- Nota média.

- Títulos conquistados.

- Atuações em finais.

- Regularidade durante a temporada.

Também gostaria de ver mais premiações, como:

- Melhor Jogador da Champions League.

- Melhor Jogador da Liga.

- Melhor Jovem.

- Seleção da Temporada.

Futebol de seleções

A carreira com seleções ainda parece limitada.

Mesmo sem novas licenças, acredito que ela poderia ser muito mais imersiva.

Gostaria de disputar mais partidas pelas seleções durante as temporadas, principalmente amistosos e outros compromissos internacionais, para que a convocação tivesse mais importância e o jogador realmente sentisse que faz parte da seleção.

Também seria muito interessante ver um número maior de seleções disponíveis, representando diferentes continentes e tornando o futebol internacional mais diverso.

Notícias e redes sociais

As notícias são muito repetitivas.

Seria interessante mostrar:

- Grandes transferências.

- Lesões importantes.

- Demissões de treinadores.

- Recordes.

- Rivalidades.

- Conquistas históricas.

- Estatísticas da temporada.

Acompanhamento do futebol mundial

Gostaria de acompanhar melhor o que acontece no restante do mundo.

Exemplos:

- Resultados de outras ligas.

- Artilheiros.

- Assistências.

- Classificações.

- Histórico das temporadas.

- Campeões anteriores.

Lesões

As lesões poderiam ser mais variadas e realistas.

Não apenas no meu clube, mas também em outros clubes e seleções.

Isso deixaria as temporadas mais dinâmicas.

IA dos jogadores

A inteligência artificial dos companheiros precisa melhorar muito.

Hoje muitas vezes:

- Não atacam os espaços.

- Ignoram jogadores livres.

- Não fazem ultrapassagens.

- Tomam decisões estranhas.

Enquanto isso, a IA adversária parece muito mais agressiva e organizada.

Jogabilidade

A condução da bola e as mudanças de direção poderiam ser mais fluidas.

Em diversas situações jogadores com excelentes atributos desaceleram de forma pouco natural, permitindo que defensores muito inferiores recuperem a bola.

Evolução do jogador

Gostaria que estrelas de perna ruim e fintas evoluíssem naturalmente conforme o uso durante a carreira.

Técnicos

Os treinadores deveriam mudar de clube com mais frequência.

Também seria interessante que cada técnico tivesse uma filosofia diferente, influenciando escalações, contratações e estilo de jogo.

Duração da carreira

15 temporadas parecem pouco.

Seria interessante aumentar para 18 ou 20 temporadas, permitindo acompanhar praticamente toda a carreira do jogador.

Licenças

Além das melhorias de jogabilidade e IA, seria excelente ver no futuro:

- Brasileirão totalmente licenciado.

- Copa do Brasil.

- Libertadores.

- Sul-Americana.

- Seleção Brasileira.

- Copa América.

- Copa do Mundo licenciada.

Por fim, quero reforçar que escrevo tudo isso porque sou fã da EA SPORTS e da franquia EA SPORTS FC/FIFA. Gosto dos jogos e quero vê-los evoluir cada vez mais.

Também entendo que estas são apenas sugestões. Não conheço a complexidade do desenvolvimento de jogos, a rotina da equipe ou os desafios da programação. Sei que algumas dessas ideias podem ser difíceis de implementar e exigir muito tempo e trabalho.

Ainda assim, acredito que ouvir a comunidade do Modo Carreira seria muito importante. É um modo com milhões de jogadores e uma comunidade muito grande e diversa, que acompanha a franquia há muitos anos.

Na minha opinião, investir nessas melhorias tornaria o Modo Carreira muito mais imersivo, realista e divertido, além de reduzir muitas das críticas feitas pela comunidade, atrair novos jogadores e fortalecer ainda mais a franquia.

Obrigado pelo trabalho e por continuarem desenvolvendo um jogo que faz parte da vida de tantos fãs do futebol.

2 Replies

• EA_Edu's avatar
    EA_Edu
    Icon for Community Manager rankCommunity Manager
    2 months ago

Ola ziki8790​ Muito obrigado por dedicar seu tempo para compartilhar um feedback tão completo e detalhado. 

É evidente o quanto você acompanha a franquia e o Modo Carreira ao longo dos anos, e agradecemos por organizar suas sugestões de forma tão clara.

Você abordou diversos aspectos da experiência, como o mercado de transferências, a Carreira de Jogador, a relação com o treinador, prêmios individuais, futebol de seleções, notícias, inteligência artificial, jogabilidade, evolução do atleta, treinadores, duração da carreira e licenças.   Feedbacks como o seu são muito valiosos para entender o que os jogadores gostariam de ver em futuras evoluções do Modo Carreira. 

Embora não seja possível garantir que essas sugestões resultem em mudanças específicas, agradecemos por compartilhar sua visão e por continuar apoiando a franquia ao longo dos anos. Recomendo também usar o portal de feedback da EA para sugestões para maior visibilidade. 

• brumaraujo's avatar
    brumaraujo
    Rising Newcomer
    2 months ago

Creio que muita coisa que ele colocou, animaria muitos que jogam o Modo Carreira, eu sou um fã da franquia desde menino, e sinto que talvez uma fusão com algumas coisas do FM (Football Manager) no Carreira em uma perspectiva menos imersiva que o próprio FM, já traria grandes melhorias, principalmente em acordos de atletas, transferências e na própria história como jogador, o processo com Alex Hunter foi muito bacana, mas logo descontinuado.

Compartilho das ideias de ziki8790 e acredito que trariam muitos outros jogadores de volta.