Opção para ocultar o potencial dos jogadores no Modo Carreira
Sugestão:
Gostaria de sugerir uma funcionalidade que pode melhorar significativamente o realismo e a longevidade do Modo Carreira: a opção de ocultar o potencial dos jogadores, e quem sabe até mesmo o overall.
Atualmente, o potencial é visível direta ou indiretamente por meio das descrições de scouting (como quando aparece 90-94). Isso faz com que as contratações sejam baseadas em informações futuras e não no desempenho real, tornando a montagem do elenco previsível e menos imersiva.
Como consequência:
- O modo carreira fica fácil após algumas temporadas
- Os times rapidamente se tornam super fortes (vários jogadores acima de 90)
- Falta imprevisibilidade no desenvolvimento e nas contratações
- As contratações perdem o sentido de "aposta" e se reduzem a uma simples escolha de otimização, basta selecionar pra base ou pro profissional os maiores potenciais que em 4 temporadas você terá um super time. (Não é nada imersivo ter que escolher propositalmente jogadores medianos pra "equilibrar".)
- Isso vale para os bons e velhos "regens" que aparecem sem clube com potencial 90-94. É óbvio que vamos contrata-los, e ali é o início do fim da imersão.
Solução sugerida: Adicionar um modo opcional de “Scouting Realista”, onde:
- O potencial dos jogadores seja totalmente oculto
- Os relatórios foquem apenas em desempenho atual, forma e características
- O desenvolvimento seja menos previsível
- Me arrisco a sugerir uma opção para ocultar o Overall e substitui-los por categorias como nível A, B ou C.
Isso traria:
- Mais realismo e imersão
- Decisões baseadas em desempenho real
- Maior longevidade ao modo carreira
- E faria muito mais sentido e buscariamos jogadores pela característica em campo (velocidade, passe, marcação e etc) ao invés de simplesmente selecionarmos os jogadores com maior potencial sem qualquer critério.
Essa opção poderia ser opcional, atendendo tanto jogadores casuais quanto aqueles que buscam uma experiência mais profunda.
Sobre o Overall: As vezes meu time precisa de um lateral direito rápido e ofensivo que apoie meus pontas no ataque, mas me vejo obrigado a colocá-lo no banco para escalar um lateral lento e defensivo simplesmente pq este segundo tem um Overall maior, e se eu não escalo, ele pede transferência.
Do meu ponto de vista, o Overall sistematiza demais algumas escolhas que deveriam ser mais circunstanciais. A fase do jogador ou as características dele tornam-se quase irrelevantes com a existência do Overall, o jogo reduz todas as escolhas a uma simples questão matemática, over 83 é maior do que 81. Ainda que o jogador de Overall menor se enquadre melhor nas características do time, a escolha será sempre pelo over maior.
Obrigado pela atenção.