Instabilidade crônica nos servidores, bugs nos menus EA FC
Prezada EA,
Como consumidor, sinto-me cada vez mais desanimado a continuar jogando o EA FC. Sou cliente assíduo e fã da franquia desde a sua primeira versão, no Mega Drive. Desde a edição de 2023, venho jogando as modalidades online, mas a experiência tem sido extremamente frustrante.
O principal problema é a péssima qualidade dos servidores no Brasil. Resido em uma região com excelente infraestrutura de conectividade, e ainda assim a experiência com o jogo de vocês é alarmante. A conexão cai constantemente, mesmo quando estou apenas navegando pelos menus ou jogando o modo Squad Battles (contra a IA). Nas partidas estritamente online, a média é de 2 desconexões a cada 10 jogos. Para piorar, o sistema envia avisos automáticos culpando a conexão do usuário, ignorando a clara instabilidade do serviço de vocês.
Antes que utilizem a justificativa padrão de "problema com a operadora de internet", ressalto que possuo duas conexões de provedores diferentes em minha residência, e o comportamento do jogo é idêntico em ambas. O problema é, comprovadamente, na infraestrutura da EA.
Além da conexão, a interface do jogo sofre com bugs crônicos. Ao acessar o Passe de Temporada, o jogo frequentemente trava de forma que a única solução é fechar e reiniciar o aplicativo. Mesmo com inúmeras atualizações ao longo da temporada, o Ultimate Team continua apresentando falhas graves de navegação e desempenho. A percepção que fica é de que o produto é lançado sem a devida finalização e testes, transformando o consumidor pagante em um testador de versão beta.
O jogo possui um valor de mercado muito alto no Brasil, mas a entrega do serviço decai a cada ano. A comunidade brasileira é gigantesca e apaixonada, e merece muito mais respeito e atenção.
Exijo um posicionamento real sobre melhorias na infraestrutura local, parcerias com rotas de operadoras e a correção imediata dos bugs que impedem a jogabilidade básica. Pagamos caro e exigimos um produto que funcione.
No aguardo de um retorno que não seja uma resposta automática.