Tela preta e freeze só no BF6 com RTX 5070 — alguém mais?
Fala, pessoal. Estou precisando de uma ajuda porque já tentei de tudo e nada resolveu.
Seguinte: só o Battlefield 6 está me dando um problema bizarro. Durante a partida, minha tela fica preta, o monitor perde o sinal, o teclado apaga, o som para e tudo some. O PC continua ligado, as ventoinhas funcionam normal, mas o sistema congela completamente. Preciso desligar na fonte porque ele não responde.
O detalhe é que isso só acontece no BF6. Jogo vários outros títulos pesados aqui e nenhum dá esse problema.
Meu setup:
Ryzen 9 5900X
MSI GeForce RTX 5070 12GB
32GB de RAM
Fonte Cooler Master 850W 80 Plus Gold
Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite
Windows 11
O que eu já tentei:
Atualizei a BIOS
Reinstalei drivers da NVIDIA (Studio e Game Ready) usando DDU
Reinstalei o BF6
Verifiquei arquivos na Steam
Testei DX11 e DX12
Desativei overlays (Steam, Discord, GeForce)
Deletei os caches da NVIDIA
Atualizei driver do chipset
Testei com apenas um monitor
Alterei PCIe Gen3/Gen4
Testei estabilidade com FurMark, tudo normal
Ou seja: nenhum outro jogo apaga minha tela ou congela meu PC desse jeito, só o BF6.
Pergunta pra galera: alguém com RTX 50xx passando por isso também? Pode ser algum bug específico com essa geração? Existe alguma configuração que eu ainda não tentei?
Valeu demais pra quem puder ajudar.
Olá,
Atualizando o caso para informar que o problema foi resolvido.
Eu estava enfrentando travamentos com tela preta durante o Battlefield 6, onde o sistema continuava ligado, mas o vídeo era perdido, sem tela azul ou desligamento.
Após diversos testes, o problema foi resolvido com ajustes na BIOS relacionados ao comportamento de energia do processador:
Desativação do Precision Boost Overdrive (PBO)
Desativação do Precision Boost / XFR
Redução dos picos de boost do processador
Após essas alterações, o jogo passou a funcionar de forma estável, inclusive em sessões longas, sem novas ocorrências de tela preta.