Olá, obrigado pelo retorno, mas essa resposta não faz sentido no meu caso e preciso esclarecer alguns pontos:
1. Minha conta EA é brasileira.
2. Minha conta Steam é brasileira.
3. O jogo foi adquirido de forma legítima pela Steam Brasil.
4. A opção de narração em português brasileiro EXISTE dentro do jogo (aparece no menu, só está bloqueada).
5. Os arquivos de áudio em PT-BR estão instalados na minha máquina (pasta "commentaryfull_por_br", verificada fisicamente).
Se minha versão do jogo não tem suporte a português brasileiro, então pergunto: para qual público essa narração em PT-BR foi feita? Se não é para consumidores brasileiros que compram o jogo no Brasil, quem tem acesso a ela?
Quero destacar também que esse não é um problema isolado meu:
• Existem diversas threads no próprio Answers HQ com brasileiros relatando o mesmo problema, sem nenhuma resposta com solução efetiva.
• O YouTube está cheio de vídeos ensinando "gambiarras" para ativar a narração em português — o que prova que os arquivos existem e o problema é apenas de liberação.
• Ninguém nas discussões confirma ter resolvido pelo suporte oficial.
• Ao contatar o chat da EA Sports, recebi uma série de passos técnicos (troca de idioma no Steam, exclusão de cache, verificação de integridade, opções de inicialização, etc.) — nenhum funcionou.
A solução me parece simples do lado da EA: uma vez que a narração em português já existe e os arquivos já estão distribuídos, basta uma atualização que libere o acesso. Alternativamente, se é questão de licenciamento, disponibilizem como DLC paga — mas fica a opção transparente para o consumidor.
O que não pode acontecer é:
• Vender o jogo no Brasil.
• Mostrar a opção de narração em PT-BR no menu (dando a entender que está disponível).
• Instalar os arquivos no HD do consumidor.
• E deixar o consumidor sem acesso a nada disso, sem explicação clara.
Isso configura problema de transparência com o consumidor brasileiro. Solicito uma resposta oficial da EA sobre por que a opção aparece disponível se não é, e qual a posição da empresa quanto à correção disso em atualização futura.
Obrigado.