Forum Discussion

BronzePredator's avatar
7 years ago

Pontuação no sistema ranqueado [Sugestão]

Saudações a todos! 

Esta semana foi iniciado o modo ranqueado, e divulgado como funciona a pontuação para evoluir ou regredir de Ranking. Caso queira saber mais sobre, basta clicar aqui

Atualmente você pode ganhar pontos de duas maneiras: 

  1. Pela colocação dentro da partida. (Top 10 = 2 pontos, Top 5 = 4 pontos, Top 3 = 7 pontos, Vencedor = 12 pontos)
  2. Pela quantidade de kills feita na partida. (1 ponto por cada kill, sendo a pontuação máxima por abate de 5 pontos). A única maneira de perder pontos, é o preço cobrado para entrar na partida em cada nível de ranque (Bronze = 0, Prata = 1, Ouro = 2, Platina = 3, Diamante = 4, Apex predator = 5 pontos).

Pelo tempo que eu joguei as partidas ranqueadas, senti uma falta de uma ferramenta a mais nessa pontuação. O sistema só considera pontuação referente a sua colocação dentro da partida e ao número de abates realizado. Porém, um membro do squad que tem o maior número de abates, não necessariamente foi o que causou mais impacto dentro da partida. 

Por exemplo: Teve uma partida que eu causei 1400 de dano, enquanto os outros membros do esquadrão causaram bem menos da metade deste valor. Porém eu possuía metade das kills em comparação a cada um deles. Ou seja, apesar deu ter causado mais dano que os dois juntos, fui o menos recompensado na partida.  

Por esse sistema atual, o jogo recompensa mais aquele jogador que deu o último tiro e derrubou o inimigo, e não o jogador que realmente casou todo o dano que possibilitasse isso acontecer. Claro, na maioria das vezes o jogador que causa mais dano acaba consequentemente ficando com mais abates, mas NEM SEMPRE isso é uma verdade. Basta jogar um pouco para perceber isso.

 


Sugestão para balancear a pontuação:

Basta manter o sistema de pontuação atual, e adicionar um novo sistema de pontuação referente ao dano causado dentro da partida.

Como por exemplo:

  1. Dano causado entre 0 e 200 = -1 ponto x Multiplicador com base no nível de ranque**
  2. Dano causado entre 201 e 400 = + 1 ponto
  3. Dano causado entre 401 e 750 = + 2 pontos
  4. Dano causado entre 751 e 1300= + 3 pontos
  5. Dano causado entre 1301 e 2000 = + 4 pontos
  6. Dano superior a 2000 = + 5 pontos

**Multiplicador com base no nível de ranque 

  1. Bronze = 0 ( -1 x 0 = 0, Não perde ponto se o dano causado for entre 0 e 200)
  2. Prata = 1 (-1 x 1 = -1, Perde 1 ponto se o dano causado for entre 0 e 200)
  3. Ouro = 2 ( -1 x 2 = -2, Perde 2 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)
  4. Platina = 3 ( -1 x 3 = -3, Perde 3 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)
  5. Diamante = 4 ( -1 x 4 = -4, Perde 4 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)
  6. Apex predator = 5 (-1 x 5 = -5, Perde 5 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)

Na minha opinião, esse seria um sistema que ajudaria a reconhecer aquele jogador que é habilidoso, e que muitas vezes acaba tendo um abate roubado por um membro do próprio esquadrão, o que muitas vezes acaba gerando uma discussão dentro da equipe... mas com esse sistema, o trabalho em equipe de causar dano e realizar o abate seriam recompensados lado a lado, acabando de vez com essa briga interna referente a ter ou não roubado uma kill. 

Claro, essa é apenas minha opinião... Gostaria de ouvir o que a comunidade acha sobre isso, e o que vocês mudariam nesse sistema sugerido de pontuação.


Spoiler
Para a base de cálculo para a pontuação, foi escolhida como base o dano necessário para o abate de um jogador com a capacidade de vida máxima (100 de dano do colete + 100 de dano de vida). Conforme aumenta-se a quantidade de pontos ganhos por dano causado, em paralelo aumenta-se a dificuldade para alcançar a meta de dano. 

3 Replies

  • @BronzePredator Concordo que o sistema de ranking tem que pontuar pela quantidade de dano, é mais justo. Pode fazer um sistema híbrido se quiserem (dano e kill) sempre com o limite de 5 por partida como é. E concordo mais ainda, com os pesos dos danos e kill conforme o ranking, pois é mais fácil matar um jogador de ranking prata que um no platina e essa dificuldade deveria ser pontuada.
  • Venho relatar aqui um problema que encontrei em três partidas no modo ranqueado. 

    As pessoas estão percebendo que basta ficar vivo para subir de ranque, alcançar o top 3 garante 7 pontos, mesmo não fazendo nada na partida toda além de se esconder. 

    Então as pessoas tem escolhido os personagens que são fáceis de fugir, como o Mirage que fica invisível, o Octane que corre rápido, a Wraith que fica inavegável, etc. 

    No salto inicial, eles se separam para não cair junto ao esquadrão, e buscam cair onde ninguém caiu. Se equipam com os itens que conseguem achar, e então ficam até o final da partida se escondendo, sem disparar se quer um tiro. 

    Em três partidas vi isso acontecer, a pessoa se separava no salto inicial, caia sozinho em um local isolado do mapa, pegava alguns itens, e ficava se escondendo até o final da partida. Mesmo indo até essa pessoa para reagrupar o grupo, quando acontecia algum confronto, essa pessoa corria e largava o esquadrão para morrer, se recusava a ajudar! 

    Portanto, um sistema que penalize jogadores que não causarem dano, evitaria que isso acontecesse. 

    Precisamos de um sistema de pontuação que leve em conta o dano causado o mais urgente possível! 

About Apex Legends Discussão geral

Discuta as últimas notícias e informações sobre o jogo Apex Legends nos fóruns da comunidade.1,410 PostsLatest Activity: 3 days ago