Pontuação no sistema ranqueado [Sugestão]
Saudações a todos!
Esta semana foi iniciado o modo ranqueado, e divulgado como funciona a pontuação para evoluir ou regredir de Ranking. Caso queira saber mais sobre, basta clicar aqui.
Atualmente você pode ganhar pontos de duas maneiras:
- Pela colocação dentro da partida. (Top 10 = 2 pontos, Top 5 = 4 pontos, Top 3 = 7 pontos, Vencedor = 12 pontos)
- Pela quantidade de kills feita na partida. (1 ponto por cada kill, sendo a pontuação máxima por abate de 5 pontos). A única maneira de perder pontos, é o preço cobrado para entrar na partida em cada nível de ranque (Bronze = 0, Prata = 1, Ouro = 2, Platina = 3, Diamante = 4, Apex predator = 5 pontos).
Pelo tempo que eu joguei as partidas ranqueadas, senti uma falta de uma ferramenta a mais nessa pontuação. O sistema só considera pontuação referente a sua colocação dentro da partida e ao número de abates realizado. Porém, um membro do squad que tem o maior número de abates, não necessariamente foi o que causou mais impacto dentro da partida.
Por exemplo: Teve uma partida que eu causei 1400 de dano, enquanto os outros membros do esquadrão causaram bem menos da metade deste valor. Porém eu possuía metade das kills em comparação a cada um deles. Ou seja, apesar deu ter causado mais dano que os dois juntos, fui o menos recompensado na partida.
Por esse sistema atual, o jogo recompensa mais aquele jogador que deu o último tiro e derrubou o inimigo, e não o jogador que realmente casou todo o dano que possibilitasse isso acontecer. Claro, na maioria das vezes o jogador que causa mais dano acaba consequentemente ficando com mais abates, mas NEM SEMPRE isso é uma verdade. Basta jogar um pouco para perceber isso.
Sugestão para balancear a pontuação:
Basta manter o sistema de pontuação atual, e adicionar um novo sistema de pontuação referente ao dano causado dentro da partida.
Como por exemplo:
- Dano causado entre 0 e 200 = -1 ponto x Multiplicador com base no nível de ranque**
- Dano causado entre 201 e 400 = + 1 ponto
- Dano causado entre 401 e 750 = + 2 pontos
- Dano causado entre 751 e 1300= + 3 pontos
- Dano causado entre 1301 e 2000 = + 4 pontos
- Dano superior a 2000 = + 5 pontos
**Multiplicador com base no nível de ranque
- Bronze = 0 ( -1 x 0 = 0, Não perde ponto se o dano causado for entre 0 e 200)
- Prata = 1 (-1 x 1 = -1, Perde 1 ponto se o dano causado for entre 0 e 200)
- Ouro = 2 ( -1 x 2 = -2, Perde 2 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)
- Platina = 3 ( -1 x 3 = -3, Perde 3 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)
- Diamante = 4 ( -1 x 4 = -4, Perde 4 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)
- Apex predator = 5 (-1 x 5 = -5, Perde 5 pontos se o dano causado for entre 0 e 200)
Na minha opinião, esse seria um sistema que ajudaria a reconhecer aquele jogador que é habilidoso, e que muitas vezes acaba tendo um abate roubado por um membro do próprio esquadrão, o que muitas vezes acaba gerando uma discussão dentro da equipe... mas com esse sistema, o trabalho em equipe de causar dano e realizar o abate seriam recompensados lado a lado, acabando de vez com essa briga interna referente a ter ou não roubado uma kill.
Claro, essa é apenas minha opinião... Gostaria de ouvir o que a comunidade acha sobre isso, e o que vocês mudariam nesse sistema sugerido de pontuação.