Forum Discussion

FelipeStephan's avatar
FelipeStephan
Rising Novice
22 days ago

Tela preta e freeze só no BF6 com RTX 5070 — alguém mais?

Fala, pessoal. Estou precisando de uma ajuda porque já tentei de tudo e nada resolveu.

Seguinte: só o Battlefield 6 está me dando um problema bizarro. Durante a partida, minha tela fica preta, o monitor perde o sinal, o teclado apaga, o som para e tudo some. O PC continua ligado, as ventoinhas funcionam normal, mas o sistema congela completamente. Preciso desligar na fonte porque ele não responde.

O detalhe é que isso só acontece no BF6. Jogo vários outros títulos pesados aqui e nenhum dá esse problema.

Meu setup:

Ryzen 9 5900X
MSI GeForce RTX 5070 12GB
32GB de RAM
Fonte Cooler Master 850W 80 Plus Gold
Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite
Windows 11

O que eu já tentei:

Atualizei a BIOS
Reinstalei drivers da NVIDIA (Studio e Game Ready) usando DDU
Reinstalei o BF6
Verifiquei arquivos na Steam
Testei DX11 e DX12
Desativei overlays (Steam, Discord, GeForce)
Deletei os caches da NVIDIA
Atualizei driver do chipset
Testei com apenas um monitor
Alterei PCIe Gen3/Gen4
Testei estabilidade com FurMark, tudo normal

Ou seja: nenhum outro jogo apaga minha tela ou congela meu PC desse jeito, só o BF6.

Pergunta pra galera: alguém com RTX 50xx passando por isso também? Pode ser algum bug específico com essa geração? Existe alguma configuração que eu ainda não tentei?

Valeu demais pra quem puder ajudar.

3 Replies

• GoldenFingerBR's avatar
    GoldenFingerBR
    Seasoned Newcomer
    22 days ago

Eu estava com este problema, aí baixei o chipset da CPU (Ryzen 9 5900X) no site da AMD - https://www.amd.com/pt/support/downloads/drivers.html/processors/ryzen/ryzen-5000-series/amd-ryzen-9-5900x.html . Na real ele é um software pra OC. Porém não fiz OC, só pedi para ele otimizar todos os Cores e o problema parou (demora 1h30 pra ele fazer esse processo). Eu tinha dropframe direto. Também eu rodo com 90 FPS travado e aí sim estabilizou e ficou fluido o jogo.  Os gráficos todos em baixa - não vejo diferença nenhuma subindo o gráfico em termos de visual. Dessa forma minha CPU tá pegando 68 - 75ºC.  Dessa forma até agora parou esse problema. Eu tinha dropframe principalmente no mapa com a ponte de NY ou o PC travava e ficava com tela preta. A GPU que tenho é a mesma que a tua. Então o problema no BF sempre é CPU, dificilmente GPU vai incomodar. Ainda rezo que eles otimizem melhor esse jogo porque é uma CPU poderosa, não teria que dar esse problema - acredito que tem gente com CPU inferior e que não tem esse problema. 
    Ah, também instalei um user.cfg  na raiz do jogo - pesquise DropfraME bf6 no Youtube e tem arquivos que tu coloca na raiz e o problema estabiliza. Rodo em um monitor 2K da ASUS ele. Só não testei tirar esse arquivo até agora porque a rumores que limita desempenho - aí não sei - tem pessoas que dizem pra usar - tudo é teste. 
    Você precisa monitorar temperatura porque essa CPU aguenta no máximo 90ºC e fica ruim usar ela no limite. Hoje as GPU não passam de 54ºC, então é difícil darem problema.

• FelipeStephan's avatar
    FelipeStephan
    Rising Novice
    21 days ago

O meu problema foi na troca da minha GPU pois eu tinha uma RTX 2070 Super e dei um upgrade para 5070. Nisso o meu jogo começou a dar tela preta. 

• Saiu nova atualização de drivers e nada da EA atualizar esse jogo! é impressionante é só com o BF

Featured Places

Node avatar for Battlefield 6 Discussão geral

Battlefield 6 Discussão geral

Junte-se à comunidade de Battlefield 6 para obter informações e atualizações sobre o jogo, conversar sobre táticas e compartilhar momentos no Battlefield.Latest Activity: 2 hours ago
397 Posts