Vozes e a Dublagem brasileira & BF6
Meus amigos da EA.
Parabéns pelo Battlefield 6, há muito tempo eu não me deparava um Jogo que revoluciona no FPS. Que delicía jogar, até desinstalei do meu console, o game do concorrente sem atenção do Dever.
Venho a seguir, chamar a atenção de vocês, a algo que a EA está totalmente desapercebida, ainda: a qualidade das peculiaridades de excelência da Dublagem brasileira e o impacto na Receita/lucro da EA.
Trabalho com criação de softwares Web desde 1995, mas eu sonhava em criar jogos em 1993, mas no Brasil de 1993 não havia cursos ou oportunidade para Desenvolvedor de Games, e cursos como 3D Studio Max, Maya etc eram caríssimos.
Desde criança jogo e faço atividades competitivas que dependem de habilidade, inteligência, foco e claro, diversão; usando MS-Dos no computador, instalei o Castelo de Wolfenstein usando alguns Disquetes de 1.44MB (Doom, Duke Nuken 3D, etc), hehe --- depois vim jogando FPS, desde 8-bits, ATARI, Sony 3-DO, Mega Drive & Arcades e depois os "modernos" com 256-bits com CD, e até desde meu primeiro computador 486 DX4-100 com uma Placa de vídeo 3D que eu precisava montar um Cooler manualmente para resfriar o Chip (tinha que escolher minuciosamente o que apagar do computador para conseguir instalar um Game de 40 Megabytes.
E, se tem uma coisa que sempre me atraiu em jogos, foi a qualidade do Som (Vozes e Efeitos).
- Street of Rage revolucionou com suas músicas
- Mortal Kombat 1 do Arcade revolucionou com vozes e efeitos sonoros
- Road Rash (Motos) revolucionou com seus efeitos e Trilha sonora incríveis (até hoje não existe um jogo de Motos tão divertido, nem arcade ou plataformas
- Depois passamos a ter mais recentemente, jogos também em Português/vozes
- Entre outros
A dublagem brasileira é um nível acima de muitos países, e há que considerar que é uma das, senão a melhor do mundo.
Acredito que, a Netflix e outras grandes empresas produtoras de vídeos, filmes, séries, devem uma média/considerada parte do seu Sucesso à qualidade da Dublagem brasileira; e até diria que filmes só ficaram bons porque houve dublagem de qualidade (sincronismo labial, termos com adaptação cultural, e outras coisas que garantem a preservação das emoções e intenções originais dos personagens, cenas, momentos).
E....
Parabéns ao Battlefield 6, está excelente, mas eu acredito na Maestria além da excelência e tenho certeza que vocês podem fazer mais, melhor, e muito mais por Vozes no jogo.
- Vozes são fator de diversão
- Vozes são fator de interação maior
- Vozes geram expectativa de reação no jogar ou time/pelotão
- E claro, podem ser melhor usados para o Aumento de receita/lucro da EA
Mesmo com a crescente utilização da inteligência artificial para vozes, no Brasil, a Dublagem ainda é um setor que ganha mais força e cresce muito; tenho alguns amigos/as dubladores, aprendo muito, e é divertido saber mais da profissão deles.
Por fim, quanto a estas particularidades das vozes brasileiras e a grande capacidade do BF6, venho lhes sugerir uma atenção especial a estes pontos para enriquecer mais as vozes. Sim, mais, ainda mais, voces conseguem bemmmm mais:
1-- Enriquecer / varias mais as vozes masculinas e femininas; entendo que uma mesma Skin de personagem igual é uma única vozes, mas tal voz, se repete muito em Personagens diferentes.
2-- Na Loja, tenho feito a compra de Personagens e Times pela preferência de Skins, sim, mas PRINCIPALMENTE por causa da Voz, a mim, 50% da diversão são os Sons e as Dublagens.
Eu faço a compra de personagem, pensando exatamente nisto: em uma Nova voz que vai possuir uma Fala ou Dicção ou Personalidade diferente, que pode, impactar a mim (dono do personagem) e naturalmente ao meu time, nas interações entre Pelotões e personagens.
3-- Aumento de receita e a Loja: eu senti falta de ouvir a Voz do personagem, ao escolher um Item na loja, abrir o Personagem/Skin (do boneco), e conseguir girar ali para ver os detalhes da roupa. Mas faltou a Voz meus amigos, com 2 ou 3 falas se repetindo ali enquanto está ampliado.
Acredito que, só de fazerem esta melhoria, permitir Ouvir a Voz na tela do Item da Loja (e se possível na tela de seleção de Skin, quando seleciona a Classe com um simples "Vamos lá/Lets Go", e 2 ou 3 variações randômicas, aumentará neurologicamente a sensação de imersão do Jogo, nestes momentos.
Contudo, a entrega do Software/Áudio visual do BF6 está incrível, mas como citei, podem alcançar a Maestria da excelência e sempre, ultrapassar o "Extremistão" da alta qualidade, e assim, manterem-se a si, sempre no Topo. Atuo com gestão de Anti-fragilidade e NRs que olham para "o além do risco" que (quase) ninguém enxerga.
Seria um prazer ajudar, e fico ao dispor de continuarmos discussões, deixando aberto aos amigos do Fórum para novos Insights.
Forte abraço,
Marcos Oliveira
@humanolivre