Reclamação Formal:Ping Inaceitável 60ms+ no EAFC™26 para jogadores de Manaus.
Prezados, Suporte Técnico e Equipe de Desenvolvimento da EA SPORTS,
Escrevo para expressar minha profunda insatisfação e registrar uma reclamação formal referente à qualidade da experiência de jogo online (latência/ping) no EA SPORTS FC™ 26 jogado no console PS5.
1. Minha Configuração de Rede (Descartando Problemas Locais):
Internet: [Nome da Provedora] (900 Mega).
Velocidade (Download/Upload): Consistentemente entre 800 e 900 Mbps (Comprovada por testes).
Conexão: Via cabo de rede (Ethernet), garantindo máxima estabilidade.
2. O Problema (Ping Inaceitável):
Apesar da minha infraestrutura de rede ser de alta performance, o ping durante as partidas online do EA FC 26 (especificamente no modo [Mencione os modos, ex: Ultimate Team, Pro Clubs]) é persistentemente acima de 60ms, chegando a picos que causam um atraso de resposta (input delay) inaceitável.
3. O Contraste e a Prova de Roteamento/Servidor:
O fato mais crucial desta reclamação é que o problema não é a minha conexão em Manaus, mas sim a infraestrutura de servidores/roteamento da EA:
Outros Serviços (Exemplo XCloud): Ao utilizar serviços de jogos em nuvem, como o Xbox Cloud Gaming (XCloud), para jogar títulos como o FIFA 23, 24 ou 25, na minha mesma rede, o ping alcançava consistentemente marcas entre 2ms e 4ms.
Conclusão: Essa disparidade comprova que a distância física e a latência inerente de Manaus podem ser superadas por Data Centers bem localizados e com roteamento otimizado (como o utilizado pela Microsoft). O problema, portanto, reside no local de hospedagem ou no roteamento da minha provedora até o servidor específico do EA FC, que historicamente está situado em São Paulo.
4. Meu Investimento e Expectativa:
Paguei R$ [300] pelo jogo e R$ [180] (mensal/anual) pela assinatura PS Plus para ter acesso a uma experiência online de qualidade, conforme prometido. A latência de 60ms ou mais é um desrespeito ao consumidor da Região Norte, tornando o jogo competitivo virtualmente injogável.
5. Minha Demanda (Ação Necessária):
Exijo uma posição oficial da EA e as seguintes ações:
Reconhecimento: Reconhecimento oficial do alto ping enfrentado por jogadores da Região Norte.
Otimização de Roteamento: Que a EA trabalhe com provedores de rede brasileiros para otimizar o roteamento de Manaus para os Data Centers do FC 26.
Expansão/Novos Servidores: Um plano de longo prazo para a instalação de um novo centro de dados mais próximo de regiões remotas, como o Nordeste ou Norte do Brasil, para garantir uma experiência de baixa latência (<20ms) para todos os consumidores.
Aguardo um retorno formal e a apresentação de um plano de ação para solucionar este problema que afeta toda a comunidade gamer da nossa região.
Atenciosamente,
Eduardo Almeida
mailto:[edit: email address removed]