Tive exatamente a mesma experiência... sou jogador de fifa desde antes dos anos 2000.. comecei o FC 26 jogando o Temporadas (fora do ultimate)... modo de jogo mais prático (não precisa montar um time)... tive uma experiência agradável... rapidamente cheguei na primeira divisão e fui campeão (achei pouco desafiador)... quando fui para o ultimate team rapidamente cheguei na divisão 5, foi quando comecei a perceber uma altissima manipulação do jogo de diversas formas... Manipulações notadas:
1 - o jogo ESCOLHE seu oponente de acordo com seus resultados anteriores e o tamanho do seu CLUBE. Então se vc tem um clube com muitos milhoes de coins adquiridos (como era o meu caso - cheguei a ter mais de 8 milhoes de COINS), virão times maiores para jogar contra vc, mesmo que seu elenco escolhido para o jogo seja um elenco de nota baixa. Além disso, o jogo escolhe seu oponente com base nos resultados anteriores.. então se vc está vencendo muito (principalmente na Master League), a EA vai ficar procurando um adversário beeeem dificil para que vc perca o proximo jogo, mesmo que isso demore algo em torno de minutos.. ja fiquei esperando mais de 2 minutos para achar adversário em partidas, mesmo em hora de alto fluxo de jogo (meio dia de sabado) OBS: conexão perfeita e servidor OK...
2 - o jogo é manipulado pra equilibrar times que sejam muito diferentes. Então se o seu time tem overall muito alto (em torno de 90, 91 como era meu caso) e o time adversario for de overall inferior, o jogo vai limitar a performance dos jogadores tops do seu time para que o adversario consiga jogar contra vc de igual pra igual ou até melhor...
3 - o jogo manipula principalmente proximo do final de partida. Tanto no offline quanto online se estiver com 1 ou 2 gols de diferenca contra o PC ou online o jogo vai buscar o empate.. Tudo que vc fizer vai dar errado e tudo que o oponente fizer vai dar certo para buscar o resultado de empate.
4 - a EA muda constantemente a performance dos jogadores (principalmente os mais caros).. Dessa forma vc que comprou um jogador de mais de 1 milhão de coins vai ter que vender e comprar outro.. e com isso perde mais 5% das suas coins na troca... Se vc não fizer a troca nao tera time competitivo pra vencer os jogos porque a EA transforma seu jogador que inicialmente era absurdamente **bleep** em um jogador apático em campo..
5 - em modos de jogo como amistoso, não há manipulação.. logo, se vc tentar provar pra alguem que ta sendo manipulado, não conseguirá demonstrar através de amistoso.. costuma rodar bem fluido o jogo e com ambos times performando bem.
Em resumo, a experencia que fica é de jogar um jogo que vc não tem controle nenhum sobre o resultado.. Mesmo tendo um time melhor e sabendo jogar melhor que seu adversario, voce depende que a EA decida que é vc que vai ganhar.. Caso contrario, basta o oponente fazer o básico que ele vencerá... Eu tenho diversos replays gravados que comprovam tais manipulações.. Sou divisão 1 do temporadas (fora do ultimate) e interrompi o jogo na metade do divisão 2 do ultimate team.. Em 21/02/26 tenho em torno de 8 milhoes de coins comprados em jogadores como Ronaldo Gaucho 93, Haaland Toty, Lamal toty 92, etc...
Enfim muito triste porque o jogo tinha tudo para ser uma baita experiencia... mas a EA prefere lucrar e torná-lo um jogo de azar que ela decide o resultado... Acredito que o intuito seja a venda de fifa points... não consigo ver realmente outra finalidade nisso.. uma pena...