Forum Discussion

TheBrSayhaN's avatar
TheBrSayhaN
Seasoned Newcomer
3 months ago

Re: FPS baixo e GPU em 100%

Olá, equipe EA,

Venho por meio desta relatar um problema grave de desempenho no EA SPORTS FC 26 para PC, que está tornando o jogo praticamente injogável, mesmo com um notebook que atende e supera os requisitos recomendados do sistema.

## O Problema

O problema acontece especificamente durante as partidas:

- No primeiro tempo o jogo roda normalmente, com FPS estável e gameplay fluida.
- A partir do segundo tempo, principalmente após cutscenes e replays, ocorre uma "fuga de vídeo": o FPS despenca para cerca de 10 FPS e permanece assim até o fim da partida.

Esse comportamento se repete em TODAS as partidas, independentemente do modo de jogo ou das configurações gráficas utilizadas (já testei desde o mínimo até o alto, com V-Sync ligado/desligado, limite de FPS diferente, modo janela/tela cheia etc.).

## Soluções já Testadas (SEM RESULTADO)

Já tentei diversas soluções sugeridas pela comunidade e por outros tópicos do próprio fórum:

- Atualização de drivers da GPU (NVIDIA) e demais drivers do sistema.
- Ajustes no painel da NVIDIA (limite de FPS, V-Sync pelo driver, preferir desempenho máximo, etc.).
- Desativação do Modo de Jogo do Windows, HAGS, Xbox Game Bar, overlays e aplicativos em segundo plano.
- Alterações em arquivos de configuração (fcsettings.ini/Graphics.ini), desativando resolução dinâmica, streaming de texturas, cache de shaders e outras "otimizações".
- Limpeza de cache e arquivos temporários do jogo e do EA app/Steam.
- Verificação/repair dos arquivos do jogo na plataforma onde comprei.

## Contexto Importante

Meu notebook roda normalmente outros jogos recentes e mais pesados, sem queda de FPS ou travamentos, o que indica que o problema está especificamente ligado ao EA FC 26. Encontrei vários relatos IDÊNTICOS ao meu em fóruns e redes sociais, de queda brusca de FPS no segundo tempo, em menus com vídeo ao fundo ou após algumas partidas seguidas, inclusive em máquinas de alto desempenho.

## Configuração do Meu Notebook

**Hardware:**
- Processador: Intel de linha gamer recente (acima dos requisitos mínimos do jogo)
- Memória RAM: 32 GB
- GPU dedicada: NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti Laptop GPU (4 GB VRAM), com DirectX 12 Ultimate ativado
- GPU integrada: Intel UHD Graphics (desativada para jogos)
- Armazenamento: Disco 0 (C:) - SSD NVMe ~475 GB (210 GB livres) / Disco 1 (D:) - SSD SATA ~931 GB (404 GB livres)
- Sistema operacional: Windows 11 64 bits totalmente atualizado
- Conexão: Internet banda larga estável via Wi-Fi

**Observação:** O EA SPORTS FC é o único jogo de futebol que compro todos os anos e é basicamente o único game que jogo com regularidade. Neste ano, porém, não estou conseguindo aproveitar o EA FC 26 devido a esse problema de desempenho.

## Solicitações

1. **Orientações claras** sobre quais ajustes específicos devo realizar para mitigar esse bug de queda de FPS no segundo tempo e durante vídeos/cutscenes.

2. **Confirmação** se este problema já está sendo investigado pela equipe de desenvolvimento, considerando o grande número de relatos semelhantes em fóruns e redes sociais.

**Disponibilidade:** Caso necessário, coloco-me à disposição para enviar logs, DxDiag, arquivos de configuração ou qualquer outra informação técnica que possa ajudar na análise.

Fico no aguardo de um posicionamento e de uma solução, pois me sinto prejudicado por não conseguir jogar um título que sempre compro anualmente e que, até então, nunca havia apresentado esse tipo de problema no meu equipamento.

Atenciosamente

5 Replies

• MoyaVictor's avatar
    MoyaVictor
    Rising Novice
    3 months ago

Desiste mano, jogo mal otimizado. Só normaliza se atualizarem o jogo. Me sinto lesado por pagar 300 reais nesse jogo e ele sequer rodar por má otimização. EA esta nem ai, esta rindo da nossa cara com o nosso dinheiro no bolso.

• ZecaPauMoli's avatar
    ZecaPauMoli
    Seasoned Newcomer
    3 months ago

É triste a situação, mas infelizmente a EA não irá fazer nada, pois para eles o que importa é o lucro, não o jogo e seu jogador. Sofro o mesmo problema, estou ainda tentando aceitar que joguei meu dinheiro no lixo. Desejo tudo do ruim e do pior para essa empresa que suja a indústria de jogos.

• M4j_Speirs's avatar
    M4j_Speirs
    Rising Newcomer
    21 days ago

De fato irmão, me sinto do mesmo jeito. Rasguei dinheiro com este jogo. Estou decepcionado.

• drAllanluz's avatar
    drAllanluz
    Seasoned Novice
    16 days ago

Boa noite, tenho um setup um pouco inferior do seu, tenho um nitro V15 com i5 13thgen + geforce RTX 2050 4GB + 16gb de RAM e mesmo assim eu jogo uma partida inteira bem tranquilo, quando vou jogar a segunda partida, jogo começa a travar, já tentei e testei exatamente tudo conforme esta supracitado!

Gastei meu dinheiro atoa neste jogo, esse problema esta sendo unica e exclusivamente do EAS FC 26, infelizmente é o unico jogo de futebol que jogo e sempre joguei, mas vou ter que me contentar em jogar o easfc25 novamente, por que impossivel jogar assim. Triste irmão, estou decepcionado.

Featured Places

Node avatar for FC 26 Problemas técnicos

FC 26 Problemas técnicos

Está com problemas no FC 26? Junte-se aqui para encontrar ajuda com questões de conectividade, desempenho, travamentos e muito mais.Latest Activity: 20 minutes ago
1,829 Posts