Forum Discussion

FMZA777's avatar
FMZA777
New Rookie
1 day ago

Sim City (2013) Erro ao iniciar

Olá, sou grande fã da franquia e adoro esse game classico. Nunca tive problemas para executa-lo em nenhum computador, porém tenho enfrentado dificuldades para jogar hoje (2026). Ao iniciar o jogo o game trava no menu inicial, ele fica mostrando o aviso de "Conectando ao Servidor" mas nada acontece. O menu não é montado e não é possível navegar em nada.

Algumas vezes o jogo entra normalmente e posso jogar. Outras entra, mas trava enquanto carrega a cidade. Já desabilitei o IPV6 do meu pc, mas continua rolando o mesmo erro. Algumas vezes funciona perfeitamente, outras quando vou mudar de uma cidade para a outra dentro da região ele também trava.

Gostaria de saber se há alguma forma de consertar isso, tenho em um notebook o mesmo jogo instalado e ele roda normalmente.

O que já fiz:
- Ativei modo compatibilidade com Windows 8
- Desabilitei o IPV6
- Reparei os arquivos do jogo
- Deletei a pasta User Data do jogo
- Rodo em modo Administrador
- Já troquei o servidor para outro país e testei, mesmo erro

O erro persiste.
Agradeço se puderem me ajudar.

Obrigado

1 Reply

• EA_Edu's avatar
    EA_Edu
    Icon for Community Manager rankCommunity Manager
    10 hours ago

Ola FMZA777​ 

Como o SimCity (2013) depende totalmente de conexão com os servidores, quando ele fica preso em “Conectando ao servidor” ou trava ao trocar de cidade normalmente está ligado à comunicação do jogo com a rede, não à instalação em si ainda mais porque no seu notebook funciona.

Algumas coisas que ainda vale testar:

Primeiro, no EA App, saia da conta e entre novamente. Depois abra o jogo e, quando aparecer a tela inicial, tente trocar manualmente o servidor (Europa Oeste, EUA Leste etc.). Às vezes um servidor específico fica instável e causa esse tipo de travamento.

Também pode ajudar limpar o cache do EA App:
    Ajuda → Recuperação do aplicativo → Limpar cache. O app reinicia e força uma nova sincronização com os servidores.

Outra verificação importante é firewall ou antivírus. Em alguns PCs o SimCity fica bloqueado parcialmente e consegue abrir o jogo mas trava ao carregar cidades. Vale adicionar SimCity e EA App à lista de exceções do firewall.

Como você comentou que o problema acontece principalmente ao trocar de cidade dentro da região, também pode ser atraso de sincronização com os servidores. Esperar alguns segundos antes de mudar de cidade ou voltar ao menu principal primeiro às vezes evita o travamento.

Se puder, ajuda saber também:

• Você está jogando pelo EA App ou Steam
    • Se o travamento acontece sempre na mesma região/cidade ou em qualquer uma
    • Se a internet desse PC usa CGNAT ou VPN

Esses detalhes ajudam a identificar se é problema de rede ou de sincronização do jogo.

Featured Places