Forum Discussion

BryyanYan's avatar
BryyanYan
Rising Newcomer
1 month ago

EA FC 26 manipulado

Boa noite.
Antes de tudo, infelizmente, não consigo solicitar reembolso desta **bleep**, mesmo tendo adquirido o jogo há apenas quatro dias.

Desde o FC24, enfrento problemas recorrentes de manipulação de resultado, algo tão evidente que até alguém que nunca jogou consegue identificar o padrão. Quando iniciei no jogo, mesmo com um time tecnicamente fraco, venci as sete primeiras partidas e avancei rapidamente no modo Rivals. Contudo, ao chegar sistematicamente na partida decisiva que me promoveria para uma nova divisão, o comportamento do jogo se altera de forma inexplicável.

Os jogadores passam a responder de maneira lenta, a conexão apresenta quedas súbitas, sempre em momentos cruciais, enquanto o time adversário adquire vantagens desproporcionais. Atletas adversários tornam-se extremamente velozes, fisicamente imbatíveis, vencendo disputas de corpo, corrida e cabeceio de forma incompatível com seus atributos. É ilógico observar jogadoras com estatura de aproximadamente 1,60m superarem, em todos os fundamentos físicos, jogadores altos e robustos, como atletas franceses de quase 1,94m.

As habilidades e estatísticas, que deveriam ser determinantes, simplesmente deixam de ter relevância nessas situações. O que prevalece é a interferência direta da própria IA sobre o desempenho dos jogadores. A lógica básica do jogo é quebrada: um atleta com overall 85, superior em ritmo, força, condução e fôlego, não deveria perder disputas para outro com overall 79 e atributos claramente inferiores.

O mais frustrante é não saber se, quando se vence, também não se está sendo beneficiado por esse mesmo sistema. Há partidas em que se ganha com extrema facilidade contra times superiores e, em seguida, perde-se de forma humilhante para equipes visivelmente inferiores, além dos inúmeros bugs presentes.

Chego do trabalho buscando entretenimento, não frustração. A manipulação é perceptível inclusive nos passes, que muitas vezes são direcionados de forma absurda, a ponto de o próprio adversário perceber que nenhum jogador consciente faria aquela escolha.

Diante disso, decido parar de jogar. É lamentável pagar por um produto no qual não se pode confiar na integridade da experiência oferecida.

Um adeus aí EA. 

1 Reply

• Tive exatamente a mesma experiência... sou jogador de fifa desde antes dos anos 2000.. comecei o FC 26 jogando o Temporadas (fora do ultimate)... modo de jogo mais prático (não precisa montar um time)... tive uma experiência agradável... rapidamente cheguei na primeira divisão e fui campeão (achei pouco desafiador)... quando fui para o ultimate team rapidamente cheguei na divisão 5, foi quando comecei a perceber uma altissima manipulação do jogo de diversas formas... Manipulações notadas:

1 - o jogo ESCOLHE seu oponente de acordo com seus resultados anteriores e o tamanho do seu CLUBE. Então se vc tem um clube com muitos milhoes de coins adquiridos (como era o meu caso - cheguei a ter mais de 8 milhoes de COINS), virão times maiores  para jogar contra vc, mesmo que seu elenco escolhido para o jogo seja um elenco de nota baixa. Além disso, o jogo escolhe seu oponente com base nos resultados anteriores.. então se vc está vencendo muito (principalmente na Master League), a EA vai ficar procurando um adversário beeeem dificil para que vc perca o proximo jogo, mesmo que isso demore algo em torno de minutos.. ja fiquei esperando mais de 2 minutos para achar adversário em partidas, mesmo em hora de alto fluxo de jogo (meio dia de sabado) OBS: conexão perfeita e servidor OK...

2 - o jogo é manipulado pra equilibrar times que sejam muito diferentes. Então se o seu time tem overall muito alto (em torno de 90, 91 como era meu caso) e o time adversario for de overall inferior, o jogo vai limitar a performance dos jogadores tops do seu time para que o adversario consiga jogar contra vc de igual pra igual ou até melhor... 

3 - o jogo manipula principalmente proximo do final de partida. Tanto no offline quanto online se estiver com 1 ou 2 gols de diferenca contra o PC ou online o jogo vai buscar o empate.. Tudo que vc fizer vai dar errado e tudo que o oponente fizer vai dar certo para buscar o resultado de empate.

4 - a EA muda constantemente a performance dos jogadores (principalmente os mais caros).. Dessa forma vc que comprou um jogador de mais de 1 milhão de coins vai ter que vender e comprar outro.. e com isso perde mais 5% das suas coins na troca... Se vc não fizer a troca nao tera time competitivo pra vencer os jogos porque a EA transforma seu jogador que inicialmente era absurdamente **bleep** em um jogador apático em campo.. 

5 - em modos de jogo como amistoso, não há manipulação.. logo, se vc tentar provar pra alguem que ta sendo manipulado, não conseguirá demonstrar através de amistoso.. costuma rodar bem fluido o jogo e com ambos times performando bem.

Em resumo, a experencia que fica é de jogar um jogo que vc não tem controle nenhum sobre o resultado.. Mesmo tendo um time melhor e sabendo jogar melhor que seu adversario, voce depende que a EA decida que é vc que vai ganhar.. Caso contrario, basta o oponente fazer o básico que ele vencerá... Eu tenho diversos replays gravados que comprovam tais manipulações.. Sou divisão 1 do temporadas (fora do ultimate) e interrompi o jogo na metade do divisão 2 do ultimate team..  Em 21/02/26 tenho em torno de 8 milhoes de coins comprados em jogadores como Ronaldo Gaucho 93, Haaland Toty, Lamal toty 92, etc...

Enfim muito triste porque o jogo tinha tudo para ser uma baita experiencia... mas a EA prefere lucrar e torná-lo um jogo de azar que ela decide o resultado... Acredito que o intuito seja a venda de fifa points... não consigo ver realmente outra finalidade nisso.. uma pena...