Forum Discussion

Chonguinhas1's avatar
Chonguinhas1
Newcomer
10 hours ago

FC 26 Travando PC (Controle)

Comprei o FC26 recentemente e estou com um problema que não tive nos jogos anteriores. O meu jogo trava ainda na tela de carregamento, e não é uma simples travada. Ele trava meu computador inteiro, fazendo com que eu tenha que desligar ele direto no botão. No começo não sabia exatamente o porque, já que meu computador tem especificações que rodam o jogo sem problema (NVIDIA RTX3060, i5-12k, 16gb) mas mesmo conseguindo diminuir o gráfico, o erro continuou. 

Só depois percebi que o problema aparentemente era com o controle de PS4 que uso via cabo USB. Com ele desconectado, o jogo estava funcionando normalmente, mas poucos segundos depois de conectar o controle, ele travava novamente. 

Já tentei usar o controle na porta usb traseira, ajustar configurações de entrada USB, desativar as configurações de controle da Steam, fechar os programas em segundo plano, mas mesmo assim o problema continua.

3 Replies

• mirosilva9's avatar
    mirosilva9
    Hero
    6 hours ago

Chonguinhas1​ 
    Só causaria conflito caso o anticheat da RIOT esteja aberto em segundo plano rodando junto com o anticheat do FC 26

• Chonguinhas1's avatar
    Chonguinhas1
    Newcomer
    6 hours ago

Tudo isso está atualizado.

Fui testar por mais tempo sem o controle, e o jogo até fica mais tempo aberto, mas chega uma hora que ele trava meu pc do mesmo jeito. 

Não tenho DS4, ou qualquer outro aplicativo com essa finalidade, além de já ter desativado o sistema da Steam. Vi muitas pessoas falando sobre problemas com esse FC por conta do sistema anti-cheater dele. Sabe me dizer se já houve alguma reclamação semelhante, que pudesse ser resultado do Riot Vanguard (sistema anti-cheat do LoL), pois ele atua diretamente no kernel e fiquei me perguntando se isso teria chance de um sistema afetar o outro por conta disso.

• Chonguinhas1​ 
    Uma informação importante: o travamento ocorre somente com o DualShock 4, ou você já testou outro controle (Xbox, DualSense, outro DS4)?
    Isso ajuda bastante a distinguir entre conflito de software/driver.

Fechar DS4Windows/reWASD/InputMapper ( se estiver usando um deles )

Atualizações:
    Instalar todas as atualizações do Windows. ( dentro de opcionais tmb )
    Atualizar .NET Framework.
    Atualizar Visual C++ Redistributables. X64 e X86
    Atualizar chipset e drivers USB

Pelo seu relato, eu daria maior suspeita a conflito de driver HID/USB do DualShock 4 ou software de emulação de controle (DS4Windows/Steam Input), porque o PC funciona normalmente até o momento em que o controle é detectado. Isso costuma indicar um problema na camada de entrada/dispositivo, não no FC 26 em si.