Quero deixar aqui meu feedback sobre o FC 27 depois de jogar as 10 horas do EA Play.
Eu sou jogador da série há muitos anos e sempre compro os jogos de futebol no lançamento. Sou uma pessoa que gosta muito de futebol e, para mim, os detalhes e principalmente a sensação de estar controlando um jogador de futebol são muito importantes.
Eu estava muito animado com o Authentic Gameplay 2.0 porque acompanhei todas as informações divulgadas pela EA sobre movimento mais realista, maior peso físico, inteligência da CPU, novas animações e melhorias na física e nas interações entre os jogadores.
Mas depois de jogar, minha experiência foi exatamente o contrário do que eu esperava.
Para mim, o Authentic Gameplay está extremamente robotizado e pouco responsivo.
O principal problema é a movimentação. Quando estou controlando um jogador e tento mudar rapidamente de direção, sinto que existe um atraso muito grande entre o meu comando e a resposta do jogador. Em algumas situações parece que o jogador está preso, pesado demais ou até como se tivesse alguma coisa segurando o corpo dele.
Isso fica ainda mais evidente no drible. Eu entendo que um jogador precisa ter peso e que uma mudança de direção não deve ser instantânea, mas no FC 27 o problema não é simplesmente o peso. É a falta de resposta. Na minha experiência, o jogador não reage de uma maneira natural ao comando.
Também estou percebendo isso nos passes e nos chutes. Muitas animações parecem muito rígidas e pré-determinadas. Em determinadas situações tenho a sensação de que o jogo já decidiu o movimento que o jogador vai fazer antes mesmo de eu terminar o comando.
A física da bola também me incomodou bastante. Muitas vezes a bola parece seguir trajetórias muito pré-determinadas, em vez de transmitir aquela sensação de liberdade e imprevisibilidade que uma bola real possui.
Outro problema é o comportamento da CPU no Authentic. Estou vendo muitos carrinhos e disputas físicas que parecem acontecer fora de contexto. A máquina também parece cometer faltas ou entrar em determinadas jogadas de uma maneira que não corresponde ao que eu esperaria de uma partida de futebol real.
O mais estranho para mim é que visualmente o jogo é muito bonito. Os jogadores, os rostos, os uniformes, o estádio, a iluminação e vários pequenos detalhes estão excelentes. Gostei muito, inclusive, de detalhes como a estrutura da rede do gol em algumas partidas.
Mas para mim isso não é suficiente.
Eu prefiro um jogo com gráficos um pouco menos impressionantes, mas com jogadores que respondam naturalmente aos meus comandos, do que um jogo visualmente bonito em que eu sinto que estou lutando contra o próprio sistema de movimentação.
Eu também joguei bastante o FC 26 e, mesmo reconhecendo que ele também tinha limitações e ainda era um pouco arcade, sinto que tenho muito mais liberdade para controlar os jogadores nele. A movimentação pode não ser perfeita, mas a sensação de controle para mim é melhor.
O FC 27, apesar de apresentar movimentos visualmente mais sofisticados, muitas vezes me passa uma sensação de movimento mais preso e mais artificial.
Eu estava esperando que o Authentic Gameplay 2.0 fosse justamente o contrário: jogadores com peso, mas também responsivos; movimentos físicos, mas naturais; mudanças de direção convincentes; passes e chutes com diferentes resultados dependendo da situação corporal do jogador; e uma física da bola que transmitisse mais liberdade.
Não estou pedindo um jogo 100% realista. Sei que isso é impossível. Estou pedindo que a jogabilidade caminhe cada vez mais para o futebol real.
Estamos em uma geração em que os consoles têm capacidade enorme e existem jogos com mundos muito grandes, física complexa, clima dinâmico e inúmeros detalhes. Por isso, acredito que um jogo de futebol também poderia evoluir muito mais nesses aspectos.
Para mim, o futebol não é um esporte lento. Um jogador profissional corre, acelera, desacelera, muda de direção, perde equilíbrio, recupera o corpo e reage em frações de segundo. Eu gostaria de sentir isso no controle.
Gostaria também de ver uma evolução ainda maior na tecnologia de captura de movimento e na seleção contextual das animações. Se um jogador está desequilibrado, correndo de determinada maneira ou recebendo a bola em uma situação específica, a animação deveria responder naturalmente àquele contexto, em vez de parecer que o jogo está escolhendo uma animação pré-programada.
No momento, depois dessas 10 horas, minha impressão é que o FC 27 não conseguiu entregar o realismo que eu esperava no Authentic Gameplay.
Eu inclusive decidi que não vou comprar o jogo neste momento.
Estou deixando este feedback porque realmente gostaria que a EA ouvisse os jogadores que preferem Career Mode, Kick Off e Authentic Gameplay. Nem todo mundo joga principalmente Ultimate Team ou quer uma experiência competitiva.
Eu quero jogar futebol.
Quero olhar para a partida e sentir que os jogadores estão se movimentando como seres humanos, que a bola está livre, que minhas decisões têm consequência e que o resultado da jogada não parece pré-determinado.
Espero sinceramente que a EA continue trabalhando no Authentic Gameplay e, principalmente, na responsividade dos jogadores, nas transições das animações, na liberdade da física da bola e no comportamento da CPU.
Porque o jogo tem potencial enorme. Visualmente ele é muito bonito. Existem várias ideias excelentes. Mas, para mim, a jogabilidade precisa evoluir muito para que eu queira comprar o jogo.