Forum Discussion

selolinho2023's avatar
selolinho2023
Rising Scout
2 months ago

Falar a real sobre o FC 26

Boa noite pessoal da EA e comunidade.

Antes de mais nada, sei que meu comentário pode até ser avaliado, mas não vai ser ele que vai definir o que será o jogo, vocês tem uma base de jogadores pra agradar, não só a mim. No entanto, visto que no FC 25 vocês tornaram público que o jogo não chegou a cumprir a meta de lucro que vocês esperavam, venho por meio dessa mensagem tentar falar sobre FC 24, 25, 26, e a franquia como um todo, com seu futuro incluso.

Tive a oportunidade de jogar a Beta do FC 26. Pois bem, o jogo está MUITO rápido, mas muito mesmo, acelerado, e a precisão dos passes é absurda. Você pode tentar passar de qualquer forma, a certeza é de que o passe chegará. E de primeira, de segunda, de terceira, da maneira que você quiser. Com força é um petardo. É incrível como as leis da física são desrespeitadas nesse jogo (franquia). Tudo bem, se trata apenas de um jogo, no entanto, no NFL, que vocês mesmos fabricam, o jogo não é assim tão irreal como o Fifa/FC. Os goleiros, segundo os trailers, teriam melhorias, mas na beta eles estão PIORES do que no FC 25.

Na verdade o jogo é muito, mas muito parecido com o FC 25, parece uma atualização dele (piorada, se havia como fazer, mas foi feito). O jogo é mais rápido, menos física, e goleiros mais burros.

Vou citar de novo o que aconteceu no FC 25: vocês tiveram perdas significativas, o FC 26 é um xeque mate na questão do mercado de futebol virtual, porque vocês viram que a comunidade está saturada da forma como o jogo se dá. Nos últimos jogos considerados bons da franquia (que já tinham elementos que a comunidade detesta), Fifa 17 e 18, a maioria não aguentava mais, mas foi jogando, agora a debandada massiva está acontecendo. Por que, além de estarmos enjoados das mesmas coisas negativas? Um ponto importante, ao meu ver, o FC 24 e o FC 25 mudaram muito pouco de um para o outro. E agora, num ponto importante da franquia, vocês irão novamente lançar um jogo muito parecido com o anterior, mas piorado, é garantia de fracasso (claro, os pró players e a base que joga o jogo não vai deixar vocês "não lucrarem", mas vocês estarão deixando de lucrar MUITO, mas MUITO MESMO com os clientes que poderiam agregar todo esse bolo).

Pensem comigo: vocês lançam um jogo mais parecido com um simulador, mais voltado para futebol praticado nos campos profissionais. Os pró players, jogadores de macete, a base consumidora de vocês, não vai gostar, eu entendo isso. No entanto, vocês agregarão mais comunidade ao jogo. Haverá mais gente jogando, e quem é pró player e jogador de macete ficará no jogo de qualquer forma, mesmo que reclamando (eles dificilmente abandonam o jogo). Já se vocês lançam um jogo voltado apenas pra esses que citei, vocês garantem a base, mas a chance de vocês agregarem mais jogadores é pequena. Na verdade estão escolhendo o menor nicho de lucro, pois, como falei, um jogo de qualidade aumentaria o público e alguns sairiam pela falta dos auxílios e macetes pra jogar, mas a quantidade dos que agregariam é maior do que os que sairiam, até porque, como disse, quem joga Fifa no macete, em sua maioria, não larga o jogo facilmente.

Sobre o futuro da franquia, acredito que o FC 26 vai ser um divisor de águas. Se vocês me permitir, posto o link de um vídeo no YouTube que retrata o que os jogos de futebol virtual já foram e o que se tornaram, mencionando inclusive o futuro de tais jogos. O vídeo não é meu, nem de alguém próximo, é apenas um belo vídeo que vi no YouTube, apenas.

Continuando, o Fifa/FC já se tratou de um bom jogo, onde o futebol era o mais importante (afinal, na teoria, era ora ser tratar de futebol, não de outras coisas, como freestyle, por exemplo). Nós tínhamos prazer em jogar. O Fifa 08 era muito bom, por exemplo, 09 também, 10, 14, 16, 17 e 18, ainda existia futebol, no entanto degringolou no 19 e a partir daí pouco melhorou. Com a chegada do FC e saída da Fifa vocês trouxerem a "possibilidade" de mulheres jogar entre os homens, numa mesma partida virtual. A sacada é até interessante para a questão de inclusão, reconhecimento do futebol feminino, mas se tratando de realismo foi um tiro no pé. Isso também afastou muitos jogadores. Minha opinião: vocês deveriam ter sim um modo onde homens e mulheres jogassem juntos, dentro do próprio UT, algo mais descontraído, mas para missões, não para jogar partidas competitivas (e o cuidado com a física - considerando a anatomia homem/mulher - deveria ser dada com o máximo de zelo). Pelo realismo e pela física que vocês implementam no jogo, não fica nada bom o jogo com homens e mulheres jogando misturados, dividindo um campo de futebol.

Playstyles, esse termo foi outro que trouxe elementos de jogo de luta, de Fortnite, de superpoderes, para um jogo que já era arcade demais. O JOGO JÁ ESTAVA MUITO ARCADE, PONTO. Mas vocês não se contentaram, na ânsia de criar sempre algo novo, implementaram coisas no jogo que são fora da realidade do esporte. Hoje vemos um jogo desfigurado, com jogadores deslizando, correndo na maior velocidade e passando, dando chutes de trivela de qualquer lugar do campo, chutes colocados e fazendo malabarismos para dar os dribles, coisa que o Ronaldinho Gaúcho fazia uma ou duas vezes por jogo, serem executadas 20 vezes por um jogador desconhecido da Noruega. Repito: era o RONALDINHO GAÚCHO. O sentido do futebol, da satisfação de jogar uma partida de futebol, se perdeu.

Minha opinião: vocês poderiam até lançar o jogo anualmente, mas aprimorando o jogo, animações de passe mais bem feitas, chutes, dribles, mais variedade e tudo, mas também algo cada vez mais calibrado, equilibrado, sincronizado, encaixado. Para dar um drible não bastaria apenas executar o comando, mas sim saber o momento certo de executar. E sem falar na velocidade da execução, que deveria ser diminuída (assim como toda a velocidade do jogo). O jogo anual serviria para ir refinando o jogo, e não apenas implementando novas mecânicas para dar ar de novo pro jogo. O próprio aprimoramento, polimento, serviria de "ar novo". Aos poucos o FC se tornaria um jogo melhor, e o capricho de vocês saltaria aos olhos, trazendo cada vez mais público.

Hoje, vocês investem muito em propaganda, mas se o jogo fosse bom não precisariam investir um quarto (1/4) do que investem, porque, o jogo sendo bom, a propaganda seria feita de boca a boca, por quem jogasse o jogo e falasse para seus amigos (assim como era no Fifa 2009, por exemplo).

Assim, como disse antes, talvez o que falei não mude nada e vocês lancem o jogo do jeito que está, mas não custa salientar. Como disse, acredito se tratar de um momento delicado pra franquia. Do jeito que o jogo está irão ficar jogando o jogo bem poucos, e vocês deixando de lucrar MUITO. É só avaliar o tamanho que era o mercado de transferências quando não havia Cross Play: no PS4 em meados de fevereiro não baixava de 10, 15 milhões, no FC 25, e com todas as plataformas de nova geração juntas o mercado não chegou a 6 milhões nesse mesmo mês no FC 25. Na geração passada também. Isso não é só porque as pessoas compraram consoles novos e outras ficaram nos antigos, é simples: o jogo está ruim e muitos estão abandonando.

Espero ter agregado em algo, e quem sabe vocês analisam com carinho o ponto que eu quero chegar: o jogo deveria se tratar de futebol, e eu gostaria de jogar um JOGO DE FUTEBOL VIRTUAL online, tanto no UT, como em qualquer modo de jogo. É inadmissível que o ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO, a essa altura da evolução da tecnologia, consoles, etc., não tenha uma representação fidedigna no mundo virtual.

Até.

 

7 Replies

  • vilanoeafc's avatar
    vilanoeafc
    Seasoned Novice
    2 months ago

    Você foi cirurgico, sobre pro em conta de cliente, muitas pessoas pagam eles para jogar na sua conta.

    esse problema é facilmente corrigido como: ao logar em um console 1, o usuário fica restrito de logar em um novo console 2 ou 3 por 30 dias. isso já soluciona, cada um jogando em seu video game, jogo limpo e justo.

    servidores: nos estados unidos tem 7, na europa tem 7, no brasil tem apenas 1, o pessoal do norte , nordeste, centro oeste sabe que não da pra competir, então a ea deveria colocar mais servidores no brasil.

    a ea deveria colocar o modo autentico pelo ao menos no temporadas, seria otimo, mas ela so pensa em dinheiro, se ela fizesse isso, odo mundo ia pra la jogar.

    ou colocar o modo autentico no ultimate team, a comunidade casual é 90% e é o que da dinheiro, quem é pro se adapta.

    mas seu relato foi muito cirurgico, parabens.

  • Obrigado pelo elogio.

    Cara, sobre a questão de contas de cliente mencionasse uma saída interessante. Outro grande problema é a questão dos hackers. Espero que a EA esteja atenta a essas situações.

  • selolinho2023's avatar
    selolinho2023
    Rising Scout
    2 months ago

    Ouçam a comunidade que pede por um jogo bom. Até quem acha bom como está provavelmente gostará. O jogo na beta está MUITO RÁPIDO, tudo rápido, corridas, passes, giros do jogador com a bola, chutes no gol, etc. Os goleiros estão péssimos... calibres isso, por favor, para ser aceitável comprar o jogo...

  • O ponto de equilíbrio de jogos é bastante complexo de se alcançar.

    Equilibrar a dificuldade artificial e a simulação em jogos é um dos maiores desafios para desenvolvedores. Encontrar esse ponto de equilíbrio é crucial para criar uma experiência que seja desafiadora e, ao mesmo tempo, pareça justa e imersiva.

    Por exemplo existem 3 mecânicas que eu simplesmente detesto no Forza 4/5, a primeira é nos níveis mais altos ver 3 carros com um desempenho absurdo e quando você testa os mesmos carros o desempenho não chega nem perto o que foge do realismo pois é como se um Uno normal fosse colocado na mesma categoria de uma Ferrari, enfim uma performance completamente irrealista. A segunda tem a haver com o tráfego que faz de tudo para sabotar às corridas do player, até mesmo se atirando em cima do meu carro e a terceira mecânica é ver que a IA parece que corre sobre trilhos de trem fazendo curvas a 300km que seriam impossíveis. A junção destas 3 mecânicas é exaustiva pois os resultados são totalmente previsíveis, você sabe que vai perder por uma ou duas situações que ocorrem.

    A dificuldade artificial se refere aos mecanismos que os desenvolvedores usam para tornar um jogo mais difícil sem necessariamente torná-lo mais realista e neste caso citado do Forza é extremamente irritante. Pois quebram a imersão e fazer com que o jogador sinta que o jogo está trapaceando, levando à frustração.

    Por outro lado Já a simulação busca replicar a realidade de forma autêntica. Em um jogo de corrida, isso se manifestaria em uma física de pneus realista e aerodinâmica precisa. No entanto até isso tem que se ter cuidado. Por exemplo nos jogos de F1 temos pilotos de ponta como Ayrton Senna, Michael Schumacher entre outros, a maioria dos players ou quase todos provavelmente nunca venceriam uma corrida contra estes dois pilotos por conta do enorme treinamento e suporte que eles possuem o que levaria com certeza a muita frustração e desistência. Aí entra um ponto de equilíbrio com níveis de dificuldade que permitem a pessoa se ajustar ao jogo.

    Se um desenvolvedor se inclina demais para a dificuldade artificial, o jogo pode se tornar previsível e frustrante. Por exemplo, em um jogo de estratégia, a IA pode receber recursos extras invisíveis ao jogador, uma prática conhecida como "cheating AI". Isso torna o desafio artificial e não baseado na habilidade do jogador de planejar e executar. Temos como exemplo o famoso jogo Empire Earth onde você domina todas às ilhas, tem trabalhadores em todas às minas no entanto quando vence a partida e vai para a tela de estatísticas percebe que perdeu para a IA em vários requisitos como obtenção de recursos e percebe que a IA monta exércitos rapidamente sem depender de recursos adquiridos.

    Por outro lado, uma simulação excessiva pode resultar em um jogo que é difícil de aprender, lento ou até mesmo injusto em um contexto de jogo. Por exemplo, um sistema de física ultrarrealista em um jogo de ação pode levar a situações em que o personagem do jogador morre por motivos que parecem imprevisíveis ou injustos. O jogador quer uma versão condensada e divertida da realidade, não a realidade em sua totalidade. Por exemplo gosto do Euro Truck Simulator 2 e do Microsoft Simulator, em ambos os casos você pode pilotar um caminhão ou um avião com relativa facilidade em um teclado. Já joguei jogos por outro lado que você tinha que fazer tudo sozinho e cumprir várias etapas antes mesmo de poder sair do lugar o que torna o jogo lento e arrastado e muito repetitivo. Já joguei jogos extremamente arrastados por serem ultrarealistas e desisti pois não tinham um guia, enfim nada para orientar o jogador, avançava até um ponto e não sabia seguir em frente.

    O desafio final é garantir que o jogador sinta que a superação de um obstáculo é resultado de sua própria habilidade e inteligência, e não de uma simples vantagem numérica ou trapaça do jogo. Quando isso acontece, o jogo não é apenas difícil, mas também profundamente gratificante.

    Com respeito ao FIFA e FC nos modos offline é possível a pessoa nas opções de jogo melhorar sua equipe e ajuste a dificuldade como quer. Nos modos online o que muitos definem como "jogo quebrado" nada mais é que o outro usuário usando cheats/hacks que tornam a experiência muito ruim. Outra situação é se a conexão estiver ruim o que vai ocasionar delay no jogo e por fim tem a haver com nos adaptarmos ou não com às mecânicas de jogo que no meu caso sou usuário médio/alto.

     

  • selolinho2023's avatar
    selolinho2023
    Rising Scout
    29 days ago

    Concordo com vários pontos citados. Sobre o Fifa/FC você citou exatamente o grande problema: as mecânicas. O jogo carece de frescor, de mudança, algo que incline para um simulador. Claro que não veremos uma simulação 100% realista, até porque é muito difícil fazer cada jogador ter movimentações diferentes em cada partida que se jogue, no entanto como está é muito, mas muito repetitivo. Também sou um jogador médio para alto, sei usar as mecânicas quebradas, já peguei divisões altas e pela insatisfação que o jogo proporciona não quis entrar no competitivo (é chato, maçante e não é gratificante jogar uma partida de repetição de chute de trivela no timed verde de qualquer lugar do campo, basicamente, bem como colocados e dribles quase impossíveis de serem executados na vida real sendo feitos toda hora). Já joguei contra pró players e perdi de 5x3 - por exemplo - com eles com times absurdos, eles spamando jogadas quebradas, eu jogando no toque de bola e inteligência na elaboração das jogadas (lembro de um jogo no Fifa 18 contra um pró player que só conseguiu sair da minha marcação porque repetiu 3 vezes uma mecânica quebrada, e marcava apenas com a CPU auxiliando).

    Enfim, como você disse, o jogo tem que ser gratificante, divertido, e hoje o jogo é repetitivo e maçante. Espero que a EA reveja esses conceitos, até porque esse FC 26 vai ser um ponto marcante da série: o 25 as vendas foram abaixo, prova de que a comunidade já não tolera mais um jogo ruim todo ano. Aguardemos.

    Ah, e espero que se o jogo venha bom eles não estraguem na primeira atualização (até porque players condicionados com jogo automático e mecânica quebrada irão "chorar"), que as atualizações realmente sirvam pra melhorar o jogo.

    EM TEMPO: espero que a pressão (combatividade alta nas táticas e pressão constante feita no direcional esquerdo) seja realmente balanceada, com jogadores realmente ficando exaustos e mal conseguirem correr se fizer repetidamente esse comando pra fazer a CPU marcar para os players segurando os joysticks, bem como seja arrumada aquela linha de impedimento perfeitamente sincronizada que é feita quando é acionada no direcional, aquela linha de impedimento, feita do jeito que é, não é natural, orgânica, nada a ver com uma linha de impedimento feita no futebol real. Para jogar o FC é apenas repetir essas coisas pra marcar, mais marcação dupla, e a marcação automática que o próprio jogo já faz.

    E digo OUTRA (de novo): que se o jogo vier realmente BOM, MANUAL, não seja atualizado devido a choradeira da comunidade (coisa que aconteceu no início do ano no FC 25). Já existem, inclusive, bastante "chorões" em canais da Internet reclamando que o jogo não vai ter marcação automática, daí não saberão jogar, rsrs. Isso é o cúmulo. Vão aprender! Marcar faz parte de uma partida de futebol, isso é o mínimo!

    Obrigado pela atenção.

  • selolinho2023's avatar
    selolinho2023
    Rising Scout
    23 days ago

    Boa tarde.

    Sei que o jogo está na fase beta, que pode mudar, mas estamos há menos de 1 mês para o lançamento, então... vejo o jogo MUITO acelerado, com condução, passes, chutes, tudo sendo executado muito rápido. As mudanças de direção na condução estão absurdamente rápidas. Minha opinião: vocês devem deixar o jogo mais lento, mais cadenciado, se manterem assim vai ser um FC 25 2.0, sem chutes de trivela, apenas isso. E vocês viram o que o FC 25 foi... fico com a impressão de vocês, ao querer deixar o jogo "competitivo" não sabem balancear a dificuldade para que haja construção de jogadas, marcação manual, por exemplo, e colocam essa velocidade absurda e jogadas quebradas. A velocidade desenfreada virou a tônica do jogo.

    Em tempo: os chutes colocados sem ou com finesse plus estão bugados. Por que vocês não fazem uma BETA ABERTA, para que os consumidores tenham a oportunidade de TESTAR o jogo antes de decidir se irão comprá-lo ou não? Até para dar um feedback mais bem embasado à vocês?

    Do jeito que o jogo está, continuando assim, irei pedir o reembolso, não quero um FC 25 2.0 (algo próximo da cadência do FIFA 14, 16, por exemplos, seria o ideal).

    Obrigado.

     

  • selolinho2023's avatar
    selolinho2023
    Rising Scout
    21 days ago

    https://youtu.be/Ps1RxgW3Tvw?si=TT-4--ODdZwtEGT1

    Olhem o lance do vídeo a partir do minuto 10:05, olha a bizarrice pronta, chute colocado de qualquer jeito e o goleiro aceitando. Sempre essas coisas quebradas no jogo...

    Gameplay muito rápida, passes de qualquer jeito, pedaladas muito rápidas (e ainda dá um superboost), finesse é gol, chutes extremamente fortes e rápidos, principalmente os rasteiros, goleiros péssimos. Física do jogo fora da realidade. Quase todo o jogo precisa ser reformulado.

    Aguardo mudanças.

About FC 26 Discussão geral

Discuta as últimas notícias e informações sobre o jogo EA SPORTS FC™ 26 nos fóruns da comunidade.63 PostsLatest Activity: 11 minutes ago