Forum Discussion

R4sg4_Bucho's avatar
R4sg4_Bucho
Seasoned Newcomer
8 days ago

Suporte a linux

Olá a todos.

Acho que já passou da hora de existir uma solução real pra Battlefield 6 rodar no Linux — e não falo de “gambiarra”, falo de suporte de verdade.

Hoje, uma parte enorme do catálogo da Steam já roda no Linux via Proton/Steam Deck. Pra ter noção: existem dezenas de milhares de jogos marcados como jogáveis, incluindo multiplayer. E isso não é teoria: o Valve já classificou mais de 21 mil títulos como “Playable/Verified” no Steam Deck — e isso é só o que foi testado/avaliado até agora.

“Ah, mas Linux é pouco usuário.” Beleza… só que “pouco” na Steam ainda é milhões de pessoas: o Linux bateu ~3,2% no Hardware Survey (pico histórico recente). E aí vem a pergunta que ninguém gosta de encarar:

Será que a parcela é pequena porque “ninguém usa”… ou porque não tem suporte e a galera é forçada a ficar no Windows?

Inclusive, aqui no próprio fórum eu já vi gente falando: “eu jogaria Battlefield, mas uso Linux e não vou voltar pro Windows”. Eu tô no mesmo barco: eu só mantenho Windows por causa do Battlefield.

E sobre anti-cheat: já existem jogos grandes com anti-cheat funcionando no Linux, então não é como se fosse “impossível”. Exemplos (entre outros) que a comunidade cita com frequência:

Apex Legends (EAC)

Halo: The Master Chief Collection

DayZ (BattlEye)

ARMA 3

O ponto aqui é bem simples: anti-cheat no Linux/Proton existe, mas em muitos casos é “opt-in” do estúdio. Ou seja: quando não funciona, quase sempre é decisão (ou prioridade), não limitação mágica do universo.

Agora, o que pega no Battlefield 6 é que estão empurrando anti-cheat em nível de kernel + exigências tipo Secure Boot (e afins). Eu entendo o motivo (cheat é praga), mas vamos ser honestos: isso também bloqueia Steam Deck / Linux — e mesmo assim cheat continua existindo. Então a pergunta prática é:

vale mesmo excluir uma plataforma inteira (e uma comunidade crescente) por uma abordagem que nem é “bala de prata”?

O que eu (e muita gente) queria ver da Electronic Arts é uma alternativa objetiva:

suporte oficial a Linux/Steam Deck (nem que seja com requisitos claros),

ou um caminho compatível (ex.: opção de anti-cheat que permita Proton),

ou reforço de detecção server-side / medidas de conta (pra não depender só de driver enfiado no kernel do usuário).

Porque do jeito que tá, a mensagem que passa é: “se você quer jogar, aceite o Windows e pronto.”

E sinceramente? Windows hoje é um trambolho: telemetria, processo em background, update que reinicia quando quer, driver que dá xilique… enquanto no Linux eu tenho controle, leveza e previsibilidade.

Então fica o pedido: considerem suporte ao Linux/Steam Deck. A comunidade existe, cresce, e já provou que dá pra rodar muita coisa — falta só vocês pararem de fechar a porta.

3 Replies

• EA_Edu's avatar
    EA_Edu
    Icon for Community Manager rankCommunity Manager
    8 days ago

Olá. R4sg4_Bucho​ 

O ponto levantado é válido e faz sentido dentro do cenário atual da Steam e do crescimento do Proton/Steam Deck.

Hoje um dos principais bloqueios para Battlefield 6 rodar oficialmente no Linux não é gráfico nem engine, mas sim o sistema de anti-cheat. O EA AntiCheat (Javelin) funciona em nível de kernel e atualmente é desenvolvido para Windows. Não é uma questão de “não querer”, mas de engenharia e segurança. Multiplayer competitivo exige um ambiente padronizado e seguro.

Sobre o argumento de mercado: é verdade que o Linux vem crescendo na Steam (especialmente com Steam Deck), mas ainda representa uma fatia pequena comparado ao Windows. Mesmo assim, isso não invalida o pedido apenas impacta prioridade de desenvolvimento.

De qualquer forma o feedback é importante e será encaminhado as equipes, no momento não há suporte oficial para Linux no Battlefield 6, mas o crescimento dessas plataformas e real por isso é algo que pode alterar no futuro.

Obrigado pelo feedback construtivo! 

Featured Places

Node avatar for Battlefield 6 Discussão geral

Battlefield 6 Discussão geral

Junte-se à comunidade de Battlefield 6 para obter informações e atualizações sobre o jogo, conversar sobre táticas e compartilhar momentos no Battlefield.Latest Activity: 20 hours ago
487 Posts